11 setembro 2014

Primeiras impressões (PhD)

Olá, povo da internet!

Estou no final da minha primeira semana na Universidade de Utrecht e resolvi tecer alguns comentários a respeito. Como comentei em posts anteriores, estou cursando doutorado na instituição através do programa do governo federal Ciências sem Fronteiras. Acho que muitos de vocês já devem ter ouvido falar a respeito, até porque é um programa bastante popular. Não posso falar de como funciona na graduação, porque quando cursei a minha ainda não tinham criado o programa, logo não participei. Então, vou falar um pouco da minha experiência como aluna de pós-graduação.

Primeiro, eu realmente gostaria de agradecer o governo por esta oportunidade única. Quem não é do meio acadêmico pode não compreender muito bem minha gratidão, por isso vou ser mais explícita. Tive experiência de fazer meu mestrado numa instituição brasileira e desse modo posso fazer algumas comparações. É importante enfatizar que não conheço todas as instituições do nosso país. Então, não sei se as demais são do mesmo jeito. Mas, desanimei muito com a pós-graduação que fiz no Brasil. O ambiente não era dos melhores para quem almejava um trabalho mais sério. Houveram muitas dificuldades que não diziam respeito a pesquisa científica propriamente. Tanto que eu tinha certeza de que se quisesse continuar na física precisava mudar de ares. 

Cheguei em Utrecht sem conhecer muito, mas almejando algo diferente. Foi exatamente o que encontrei. Um ambiente bem mais propício para produção científica. Não que no Brasil não exista ambiente como tal. Só acho que a maneira com que os estudantes de pós-graduação (especialmente os de doutorado) entendem o trabalho é diferente. Por exemplo, o fato de no Brasil sermos considerados "estudantes" aparentemente deixa a situação de ser doutorando mais desleixada, como se não fosse um profissional capacitado. Claro que este é um momento de muito aprendizado. Entretanto, ser visto como profissional, ainda que assistente, deixa evidente a responsabilidade que é ser um doutorando. O ritmo de trabalho é como qualquer outro profissional.

Espero que a minha estadia aqui seja bastante proveitosa e que eu volte com um bom currículo para o Brasil. Como disse, é uma oportunidade única que deve ser utilizada com bastante responsabilidade, afinal, o governo está investindo em nós. 

3 comentários:

  1. Aproveita bastante essa oportunidade que com certeza vai te ajudar muito no futuro! Parabéns!

    http://fabilimablog.blogspot.com.br/
    Beijos Nat <3

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Natalia, a facu toda é em Inglês? Mostra um pouco da Holanda pro nós? Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela oportunidade, deve ser bem legal <3
    Tenho um professor que tava fazendo mestrado, ele dizia ser bem desleixado (mas aqui o problema era ele mesmo aiushuias pq uns colegas diziam que ele passava o tempo todo desenhando e não fazia as coisas haha)
    não sei pq comentei isso, mas é que lembrei da história xD

    Loud Like Moi

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...