25 fevereiro 2012

Na mistura colorida da massa

Passei os últimos dez dias no estado pernambucano. Foi a primeira vez em muito tempo que passei o carnaval lá, mas muito tempo, eu provavelmente devia ter menos de cinco anos. Isso é, foi na época em que eu morava no Recife. Depois como mudava de cidade e o carnaval coincidia com período de aula, acabou que eu passei esse tempo todo sem brincar na terra do frevo.

Então, quando me surgiu a oportunidade de ir este ano, não poderia perder! Fui, fui e já estou de volta. Sem dúvida é o melhor carnaval do meu Brasil. Claro que há uns pinguinhos de orgulho porque sou pernambucana, mas de fato é uma mistura muito rica de ritmos, cores, pessoas etc. É um carnaval que conserva um tanto da tradição pernambucana, mas não deixa de inovar. Muito bonito mesmo.

Eu já conhecia os frevos canção, e outros. Lembro-me de quando criança meus pais colocarem os cd's de frevo do Almir Rouche, Coral Mocambo, Alceu Valença e por aí vai. De maneira alguma me senti dispersa, entrei na folia como tivesse feito isto em todos estes anos. Sou apaixonada pela minha terra. Cultura é o que há. Tenho certo preconceito com outros carnavais pelo forte apelo sexual e violência nas canções. Essas modinhas temporárias não me atraem nem um pouco. 

Ano que vem estarei pelas ladeiras de Olinda novamente. Dançando o frevo, cantando e fantasiada! (Dei bobeira não planejar alguma coisa, mas não perdi o pique por conta disso.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...