10 fevereiro 2019

A vergonha

Vocês conhecem a senhora Vergonha? Eu a conheço. Ela geralmente aparece quando entro em contato com algo do passado. Ainda bem que é o futuro que a reconhece e não o presente. Se o presente a reconhecesse como o futuro a reconhece, então eu não teria feito muita coisa. Mas, o que é a vergonha como sentimento, sensação? Será um julgamento de si mesmo, ou o medo do julgamento dos outros a respeito de nós mesmos?  Por que, por exemplo, quando leio algo que escrevi no passado sinto como se fosse outra pessoa, mas ainda assim sinto vergonha? Sinto vergonha por algo que fiz e que era apenas uma expressão de mim mesma. Sem danos a terceiros, podemos dizer que então a vergonha não passa de uma tia chata querendo nos fazer sentir mal por quem fomos?

Pois então, 'tia', não somos perfeitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...