02 fevereiro 2019

Ik spreek geen nederlands...

Aos moldes do "I don't speak english", começo esse post com "eu não falo holandês". Morei quatro anos nos Países Baixos, e essa frase ainda soa um tanto surpreendente para quem nunca viveu na Holanda. Ou noutro país em que a maior parte da população tem um bom dominío da língua inglesa (como segunda língua).  

Minhas duas ou três tentativas em aprender o idioma não duraram muito. No meio tempo eu resolvi aprender italiano, e iniciar duas línguas ao mesmo tempo requer mais dedicação do que eu poderia dar. Hoje, sinto-me confiante com o meu italiano o suficiente para começar do (quase)  zero uma outra língua. Do holandês, conheço algumas palavras que aprendi ou por osmose ou por necessidade. Por exemplo, eu sei que vrouw é mulher, man é homem e kind é criança.   

Uma boa lição que estudar italiano me ensinou foi que é possível aprender uma nova língua estrangeira depois de adulto sem ter que passar 10 anos em cursos presenciais. A impressão que eu tinha pelo menos a partir da minha experiência com o inglês (e de outros colegas) é que era preciso uma vida escolar (de curso após curso) para adquirir uma nova língua. E isso não é bem verdade...

Então, hoje, com toda essa positividade em mente e com um olhar diferente sobre a Holanda, resolvi retomar os estudos do holandês. Talvez depois de alguns meses eu possa escrever um post "Ik spreek nederlands" e será bastante gratificante observar essa metamorfose. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...