28 março 2012

Criatividade e amor

Estive lendo recentemente tópicos relacionados a criatividade e o porquê de muita gente se auto-caracterizar como "pouco criativo". À mim é uma questão muitíssimo interessante, pois ideias geniais para soluções de problemas surgem principalmente (para não dizer "exclusivamente") de mentes criativas. Também acredito que não é milagre algum, ou seja, boas ideias não brotam em cabeças vazias do nada, e que para ter uma mente aberta, bem imaginativa, é preciso trabalhar em cima deste objetivo. 

Um ponto que me chamou bastante a atenção, e que concordo, é como o meio afeta negativamente na nossa criatividade. Por exemplo, desde cedo somos inibidos nas mais diversas maneiras, se você é uma criança esperta e curiosa logo vão te moldar para ficar calada e só falar quando lhe for recomendado. Você acaba se tornando refém, fazendo parte de uma prisão imaginária. Perde a autonomia de pensamento se não resistir, é claro. Sem contar que a repressão faz com que você sinta vergonha de expor seus pensamentos e ideias, por mais interessantes que eles possam ser (e às vezes você não sabe disso).

Onde entra o amor? Pois então! O amor nos faz esquecer por um momento que tais barreiras existem. Você  pode fazer papel de ridículo, porque existe algo maior que te motiva a esquecer certos medos. Talvez seja por isso que libertamos mais nosso pensamento e deixamos fluir coisas tão bonitas. Muitos dizem que escrevem melhor quando estão amando, e não duvido disso. Mas é bem curioso que o amor (ou a perda dele) nos faça escrever melhor... Não é?

Um comentário:

  1. 1)Concordo que o amor seja a maior fonte de criatividade para os artistas. No cinema, por exemplo, jorram filmes sobre príncipes e princesas encantadas, enquanto outros temas, não menos importantes, como a amizade, são simplesmente menosprezados, como se não fossem uma boa opção. Faço, agora, um esforço para me lembrar de algum filme sobre a amizade e só consigo me lembrar de dois - do musical Hair e de A Cura. Por outro lado, lembro sem esforço de uma porção de filmes sobre o amor.

    2)Penso que o amor seja tão importante assim para os artista devido ao fato de o matrimônio ser uma instituição fundamentada na Bíblia e, também, devido a intensidade do sentimento, tal qual retratou Shakespeare em Romeu e Julieta.

    3)Gostei muito dos seus dois últimos posts.

    Diego.

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...