17 dezembro 2010

Jazz: top doze

Imersa num incrível mundo sonoro, resolvi fazer um top doze músicas que mais ouço de Jazz. Por dois motivos: um deles é a ausência de criatividade para um tópico talvez mais interessante; e o outro se trata de uma dica para aquelas pessoas que por ventura possam se interessar e queiram ouvir.

Quem me conhece ao menos um pouco deve saber da minha paixão por música. Não, eu não sei tocar nenhum instrumento musical, apesar de não me faltar vontade de aprender. Até brinquei com um amigo dizendo que um dia hei de aprender a tocar Clair de Lune do Claude Debussy. Uma das minhas músicas clássicas preferidas. Já tentei improvisar o começo da música num teclado de poucas notas, e, devo dizer que o reconhecimento do som foi encantador.

Uma curiosidade que não esqueço sobre Clair de Lune foi como a conheci. Lembro muito bem! Era uma aula de Literatura sobre o Simbolismo em dois mil e sete do admirado e respeitado professor Abílio Pacheco. É interessante como certas coisas ficam marcadas na memória.

Enfim, vamos ao top 12, com uma observação: apesar de eu ter escolhido estas músicas não significa que não tenham outras de igual ou até melhor qualidade.

Top 12 músicas de jazz

1. They can't take that away from me – John Pizzarelli
2. Feeling Good – Michael Bublé
3. Route 66 – Nat King Cole
4. On The Sunny Side of the Street – Frank Sinatra
5. Just one of those things – Ella Fitzgerald
6. Summertime - Louis armstrong & Ella Fitzgerald
7. Little Girl – John Pizzarelli
8. Too marvelous for words – Frank Sinatra
9. All of me – Richard Poon
10. Sweet Lorraine – Nat King Cole
11. What am I to you – Norah Jones
12. Zat you Santa Claus – Louis Armstrong

Para algumas das músicas que citei existe mais de uma versão. Por exemplo, “All of me” tem a versão do Frank Sinatra, do John Pizzarelli, do Louis Armstrong e por aí vai. Então, coloquei a versão que mais ouço ou que achei adequada indicar (rs).

Um comentário:

  1. Natália tem muito bom gosto musical, budies! Escolho a 1ª, mas na versão do Frank com uma mulher que não lembro o nome, sorry; A 2ª é uma das minha favoritas também *_* A 4ª, 7ª e 11ª gosto muito também. Algumas ainda não ouvi, mas assim que der... ;) Beijo Natáliiia!

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...