21 dezembro 2009

Vomitando palavras

Costumamos viver como se houvesse uma eternidade pela frente. Não faço a mínima idéia de onde surgiu essa comodidade humana de que as coisas podem ser adiadas. Sugiro que a resposta esteja na preguiça, quem sabe no medo ou na falta de noção da própria existência e das cegueiras que o mundo, a mídia, o mundo, provoca.

- É tão bom, não é?

Viver como se fosse imortal, adiando escolhas, adiando tudo simplesmente por não ser a “hora” certa de acontecer.

- E quando é que é? Pode me passar um calendário, por favor?

Como se houvesse uma seqüência lógica para vida e que ela não foge a rotineira e ridícula - isso mesmo, ridícula – idéia de que quem tentar fazer diferente é errado. Para alguns parece ser preocupação demais, mas pensar que somos vulneráveis talvez nos torne mais humanos para tratar os demais e a nós mesmos.

Um comentário:

  1. Sartre dizia: "Se você espera uma revelação interior para começar a agir, arrisca-se a esperar muito; a convicção forma-se". O filósofo francês acreditava que "a existência precede a essência". Quer dizer, o indivíduo primeiro experimenta, para depois se compreender verdadeiramente. E, a partir do que aconteceu, o sujeito é capaz de redefinir seus valores... Quando você diz "viver como se fosse imortal, adiando escolhas", você adota, mesmo que de um modo subcosciente, uma postura existencialista ante a vida. Mas, será mesmo que algumas coisas não podem ser adiadas?, será mesmo que tudo deve acontecer agora?

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...