18 janeiro 2010

- Mãe, Pai, Eu vou fazer Física!

A primeira, talvez, grande decisão que todo jovem tenha que escolher é a do curso que vai prestar para o vestibular. Não é tão simples como escolher entre catchup e maionese, mas não é o fim do mundo. A impressão que temos é que nós estamos decidindo todos os rumos de nosso próprio futuro, se vai dar certo ou não, em apenas alguns segundos que constam no preenchimento da ficha de inscrição para a prova do vestibular. Porém, ao ingressar na universidade começamos a enxergar as inúmeras possibilidades que são apresentadas pelo mundo, ou no mínimo, as oportunidades que o meio acadêmico pode oferecer. Há quem diga que certas profissões são destinadas a fracassados ou a pessoas com pouca perspectiva de uma vida com qualidade. Há quem diga também que há profissões que o tornarão milionário apenas por “portar” um diploma de ensino superior. As duas ideologias, particularmente a meu ver, são conseqüências de uma cega ilusão da realidade que descarta qualquer tipo de influência do ser pensante sobre a sua própria vida.

Quando decidi optar pelo curso de Física muito do que descrevi acima me foi dito com o objetivo de me “desviar” do caminho por mim escolhido. Quando decidi cursar Física eu não tinha a menor idéia de onde estava me inserindo. É claro, havia feito pesquisas sobre mercado de trabalho, grade curricular, perspectiva de salário etc. Mas nada do que pesquisei me mostrou realmente o que era fazer Física. Talvez eu estivesse procurando no local errado, pois somente a Universidade é capaz de mostrar a qualquer estudante de qualquer curso o que é de fato o curso. Desse modo, eu só vim descobrir o que era Física, e muito mais, o que era fazer Física, ser Física, quando eu ingressei no curso.

Não me decepcionei, pelo contrário, descobri que apesar de todos desacreditarem, há muito que fazer com um curso desses. Física é para quem ama Física e não para quem gosta como hobbie ou tem algum grau de simpatia. Uma das coisas mais belas do curso é quando você começa a enxergar que a Física não é uma mera ciência de livros que realmente as coisas são aplicadas. Quando você vê que seus estudos, e, principalmente, depois de páginas e mais páginas de conta, porque fazer Física, por certo ponto de vista, é fazer matemática com uma interpretação real, funcionam de acordo com a natureza. Isso é gratificante demais. Essa beleza não é qualquer um que sabe apreciar.

Como todas as verdades precisam ser ditas: é um curso difícil. Difícil, por quê? Exige que o aluno seja bastante disciplinado quanto aos estudos. Há disciplinas que de modo algum estudar de véspera irá funcionar, nem reza ajuda! Para quem acha que o vestibular é cansativo é porque não fez uma prova de métodos que para fazer cinco questões é preciso de pelo menos de três a quatro horas de prova sem intervalo para ‘pensar como resolver’. Mas não digo isso para assustar. É apenas uma das verdades. A outra verdade é que você aprende gradualmente todas as ferramentas que precisa para resolver os problemas mais complexos, ou seja, não adianta se descabelar ao ver uma equação mais elaborada como a famosa ‘equação de Schroedinger’ achando que é impossível aprender a resolvê-la. Com o tempo vai conhecendo mais e mais de modo que vai até achar simples algumas coisas que parecem ‘feias’.

Por fim dois mitos. Física não é, de forma alguma, coisa de doido. Não é só porque você não entende e não se esforça para entender que a Física seja a coisa mais difícil do mundo. É natural que por não ser um estudante de Física olhar equações “gigantes” e cheias de caracteres estranhos pode parecer muito difícil, mas não se engane... Se não entende é porque não tem as ferramentas necessárias para entender e se entendesse o curso de Física não existiria, pois as já pessoas nasceriam sabendo. E o segundo mito é “Nem todo estudante de Física é inteligente ou fazer Física não necessariamente demonstra inteligência”. Já ouvi muitos comentários de que quem faz Física é nerd, cdf, mas não é verdade. O Físico é uma profissão como qualquer outra, existem pessoas competentes e pessoas incompetentes. Não é só porque uma pessoa faz Física é que ela é inteligente. Se fosse por isso não existiriam tantos “quase-jubilados” na Universidade.
Espero ter expressado um pouco sobre idéias acerca do que é estudar a Natureza, fazer Física, ser estudante de Física. É claro que é muito, além disso, que escrevi por aqui, mas seria impossível descrever em poucas palavras a imensidão que o curso proporciona. Quem sabe um dia eu trate sobre a área de iniciação científica que ando envolvida. Um beijo para o Ramon que sugeriu este tema para o texto e um feliz aniversário para ele e para meu irmão hoje.
  • Ao som de This Way Out - John Pizzarelli.

6 comentários:

  1. Faltou "Em homenagem ao Ramon, aniversariante do dia. <3"
    Texto lindo. :D

    =***

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, parabéns pela postagem. Eu também faço física ...

    ResponderExcluir
  3. Eu concordo com mt do que vc disse.
    Física não para qm tem simples simpatia, mas sim amor. E sobre os mitos... já cansei de escutar: Física!? Que nerd!.. e etc.
    Enfim, eu amo cursar física e gostei de ler o texto de alguém que diz sentir o mesmo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Se eu não dominar matemática, posso fazer o curso???

    ResponderExcluir
  5. Faço Engenharia Mecânica mas estou pensando em trancar para fazer Física, sou apaixonada.

    ResponderExcluir
  6. Não é necessário dominar matemática, a priori. Mas você deverá gostar ou pelo menos sentir empatia para estudá-la. Até porque a ferramenta que a física utiliza para se expressar é a matemática. Então, não tem como fugir. Se você não gostar nem um pouquinho eu não acho que conseguirá permanecer no curso até o final por uma simples questão de afinidade.

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...