10 janeiro 2014

Livros para ler em 2014

Boa noite, caros leitores!

Resolvi hoje falar um pouco sobre livros e leituras que pretendo realizar neste ano. Vi a tag "12 livros para ler em 2014" amplamente difundida por vários vlogs literários e achei que seria uma boa postar algo sobre. Levando em consideração que não possuo vlog algum, cá estou. Aliás, este post se torna muito especial neste momento, pois voltei a dedicar um tempo a leituras diferentes das da academia (lê-se universidade - algumas pessoas poderiam confundir, sei lá...). 
Então, sem mais rodeios, minhas pretensões de leituras para este ano são as seguintes:

O Silmarillion - J. R. R. Tolkien
Iniciei a leitura de O Silmarillion ano passado, mas pela densidade de informações acabei pausando várias vezes de tal forma que não consegui concluí-lo ainda, embora este seja um livro fantástico que conta a origem da Terra-Média e de seus povos. Seria a origem do mundo, a mitologia e outras histórias que antecedem O Senhor dos Anéis e O Hobbit. 

Coleção Jogos Vorazes - Suzanne Collins
Este é um livro, ou melhor, coleção de livros que desde que assisti o primeiro filme tive a intenção de procurar por mais informações com a leitura. Entretanto, ainda não comprei os livros. Dei uma lida rápida em algumas páginas do primeiro capítulo na internet e achei a escrita bastante atraente. Decidi até que não assistiria o segundo filme sem antes ler os livros. E isto também vale para o terceiro filme que tem previsão de estréia para este ano. São três livros.

Mahabharata - Krishna Dharma
Estou atualmente lendo em paralelo com outro livro. Este é um livro o qual pretendo escrever uma resenha ou alguma coisa semelhante após o término da leitura. Trata-se de um épico religioso da literatura antiga da Índia, considerado um clássico. A leitura também é muito agradável.

Regras para direção do espírito - René Descartes
Após a leitura de O Discurso sobre o Método do mesmo autor, resolvi buscar mais conhecimento escrito deixado por ele. Como são livros de "estudo", não propriamente uma literatura de entretenimento, a leitura é um pouco mais delicada e leva bastante a reflexão. Também pretendo escrever sobre o autor em algum momento. É o livro que estou lendo atualmente junto com o Mahabharata.

Auto-biografia científica - Max Planck
Outro livro que pretendo ler e que parece-me bastante útil (mesmo que em termos de informação) como estudante de pós-graduação em física.

A culpa é das estrelas - John Green
Ouvi falar muito bem do livro e do autor. Li a sinopse, soa um tanto dramático, mas estou curiosa para conferir se é tudo isso que dizem que é. 

Box Sherlock Holmes - Arthur Conan Doyle
Coleção composta por todos os 56 contos em 5 livros. Li todos os romances, mas sou muito fã do personagem e é um tanto ruim achar em pockets todos os contos (sem repetições). Primeiro preciso da edição de colecionador, rs. 

Algum livro do Stephen King. Não decidi que título ainda, mas dos filmes que assisti baseados nos livros do autor gostei de todos. Achei muito bom a trama de terror psicológico. Não sei se todas as histórias são assim, mas também devo dar uma conferida em pelo menos um dos títulos este ano.

Por último, como ainda não sei título e muito menos autor, pretendo ler algum livro referente ao Judaísmo. Como podem perceber, estou lendo um livro associado a religião do Hinduísmo e há poucos dias terminei um referente ao Budismo Tibetano. Posso dizer que estou numa fase de ampliação da mente (ou tentando pelo menos) quebrando alguns preconceitos que tenho/tinha sobre religião. Vou provavelmente deixar o Cristianismo no final dessa lista pois é aí que o preconceito é mais enraizado. Minha motivação parte de uma curiosidade em saber o que cada uma delas diz a respeito da vida e da morte, e outros aspectos. 

Resolvi não numerá-las para não deixar a impressão de que seguiram tal sequência, mas se contarem são ao todo mais do que 12 livros (mais de uma unidade cada coleção). Intencionava postar 12 somente, mas como tem coleções e há livros os quais ainda não decidi sobre, está satisfatório desta maneira. Anseio ler outros também que não estão destacados, mas a fim de seguir o "desafio" da tag postei somente estes em destaque. Se até o final do ano eu conseguir completar este desafio, ficarei muito contente. Vamos nessa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...