25 junho 2014

A Bela e a Fera


Acabei de rever o filme (desenho) clássico da Disney "The Beauty and the Beast" depois de muitos anos. Acho que a última vez que o vi ainda era criança, tanto que muitas cenas eu nem recordava. Mas, uma coisa muito legal que eu percebi em relação a este filme são as mensagens que ele transmite. Mensagens que quando somos crianças não é tão simples de perceber. 

Por exemplo, todos sabemos que a Bela é apaixonada por livros, certo? Entretanto, as músicas retratam algo além disso. A discriminação que ela sofre por ser estudiosa e diferente dos outros moradores da cidade. É considerada quase que uma alienígena. 

Não menos que isso, um galã da cidade, o tal Gastom é o exemplo do homem machista. Ele deseja a todo custo casar com a Bela, mas não porque seja apaixonado por ela. O interesse dele parece ser somente o da conquista difícil. Fica muito claro que ao casar com ele, a Bela se tornaria uma dona de casa. 


É uma crítica até engraçada aos machões bombadinhos, a meu ver.

Agora uma das mensagens mais bonitas e, possivelmente, a principal é enxergar as pessoas além das aparências. A Fera nada atraente consegue conquistar o coração da Bela. É claro que não foi tarefa fácil também domá-lo. Ambos com temperamento difícil precisaram ceder para conviver pacificamente. Assim, aos poucos foram se aproximando de maneira cada vez mais doce e amigável a ponto de se apaixonarem.

A temática desse filme aparentemente infantil é muito bonita. É uma das poucas princesas que não se apaixonou a primeira vista e que possui uma visão mais crítica do mundo em que vive. Também não é representada como uma dama indefesa e pelo que tudo mostra ela foi quem salvou a Fera do seu destino solitário.


Palmas para Bela! :)


Um comentário:

  1. Acho q também vi esse filme quando era criança. Eu sempre me pego analisando os desenhos antigos que eu via quando menorzinha. haha
    Outro dia vi alguns episódios de pica pau e fiquei beesta de como podemos interpretar de maneira totalmente diferente sem a "inocência" de antigamente.

    Bjos

    Rayana Almeida
    www.cafeereticencias.com.br

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...