12 janeiro 2011

Crítica: Ela faz cinema

Ontem assisti o primeiro episódio da mini-série “Amor em 4 Atos”, na Rede Globo. Pelo que entendi este mini-seriado tem como finalidade homenagear um dos maiores compositores (e cantores) da música popular brasileira, o famosíssimo Chico Buarque de Hollanda.

Quando pela primeira vez li a respeito pensei duas coisas: finalmente, resolveram homenagear a pessoa “certa” (não me levem a mal, apenas uma opinião pessoal); e, será que vai ser bom?

Não sei a respeito dos próximos episódios, mas posso (com direito) expor minha visão sobre o primeiro episódio “Ela faz cinema”. Não vou dizer que é uma das minhas músicas preferidas, porque a maioria das músicas do Chico é de minha preferência. Assim, ficaria um tanto vago e sem significado dizer isto. Mas, houve um tempo em que eu ouvia bastante “Ela faz cinema”. Gosto muito da melodia, da letra, dos sentimentos expressos pela música.

Então, após assistir o episódio fui verificar alguns dos comentários, de outras pessoas que assistiram, por meio do tuíter (twitter). Um deles tocou num ponto que outras pessoas passaram despercebidas. Creio que (estas outras pessoas) estavam deslumbradas apenas pelo fato de ser um mini-seriado destinado a canções do Chico. Apesar de ter toda uma história que ligasse a pequenos fragmentos da música construção, não achei a menção da música, “Ela faz cinema”, expressiva. Tudo bem. A protagonista foi bem escolhida, uma atriz convincente, mas a idéia da música ficou num âmbito superficial apenas de que ela fazia cinema e estava dirigindo um clipe.

Talvez a minha leitura sobre a música seja mais penetrante. Criei uma expectativa muito grande sobre este mini-seriado e não foi tudo (até o momento) que achei que fosse. Espero que as músicas de Chico sejam realmente encarnadas nas histórias dos personagens, e não que sirvam apenas de trilha sonora.

Letra da Música: Ela faz cinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...