30 janeiro 2011

Gêneros

Current Mood: Grumpy
Current Music: Sweet Lorraine - Nat King Cole
Icon credit: LJ/skeec

A música está praticamente em toda parte. Porém, não todo gênero musical. Existem gêneros musicais que fazem mais sucesso e consequentemente se tornam mais populares do que outros. Como explicar essa desvantagem de alcance ao grande público? Como fica aquela minoria que aprecia um estilo musical menos privilegiado pela mídia?

É impossível não enxergar que a "música" popularizada recebe mais atenção das produtoras de shows. Numa sociedade em que o dinheiro move até as montanhas, a música de qualidade dificilmente se destaca no meio de tantas porcarias, ou melhor, lixos comerciais. Podem me chamar de preconceituosa se quiserem, mas deprecio músicas com letras estúpidas. Geralmente são duas ou três palavras que se repetem exaustivamente durante 4 minutos. Então, como esse tipo de baboseira cai na boca do povo... é comum promoverem eventos em massa de tais gêneros musicais. Explicitando meu desgosto por sertanejo, axé, brega, funk e afins. Faça-me o favor.

E a minoria? Não tem muita voz. Embora eu devo admitir que alguma boa alma infiltrada nessa rede de negócios tem bom gosto para promover uns (poucos) shows diferenciados. Reportando especificamente eventos na cidade de Belém, ano passado tivemos Toquinho e MPB4 e Ney Matogrosso. Mas, sabe o que é extremamente curioso... Esses nomes da MPB permanecem vivos na música por muito mais tempo que qualquer "bandinha" ou "dupla" meia-boca cujo sucesso é passageiro.

Enfim, eu só queria John Pizzarelli em Belém. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...