23 agosto 2014

Ansiedade

Sabe quando o tempo vai passando e você finge que não vê? É mais ou menos o que está acontecendo comigo agora. O tempo vai passando e eu continuo aguardando pela chegada do visto. O mais interessante em tudo isso é que o tempo de espera parece eterno, mas não é. Sinto que no momento em que eu puser as mãos  no passaporte vou sentir o peso da viagem todo em minhas costas. Aí... É provável que eu surte um pouco com a organização da mala etc. Até porque entre a chegada do passaporte e a viagem não vai demorar muito mais do que alguns dias.

Para quem não sabe, fui selecionada no programa do governo federal Ciências Sem Fronteiras para realizar o doutorado no exterior, mais precisamente na Holanda. Minhas atividades começam agora em Setembro e devo passar os próximos quatro anos por lá (período da bolsa). Sou bacharel em Física com mestrado em física teórica. Quem tem interesse de participar do programa basta entrar no site e verificar os pré-requisitos para se candidatar.

Acho que a ansiedade propriamente vem do fato de você se mudar para um país desconhecido. Ou seja,  não é só o famoso "está tudo por sua conta", tem o adicional "se der alguma coisa errada, sua família não tem muito como ajudar". É longe, ponto. Eu já tive a experiência de morar sozinha durante o meu mestrado. Não achei ruim. Mas é claro que você passa por um período de adaptação. Gosto muito de ficar sozinha, então não sofri horrores. Você se acostuma com a independência e isso é muito bom.

De qualquer maneira, já estou aguardando pelo surto daqui há alguns dias...

2 comentários:

  1. cara se fosse eu estaria surtando tbm
    meu sonho é viajar pra estudar
    como nao entro nos criterios do ciencia sem fronteiras
    nem sei se tem ciencias sem fronteiras pra estudantes de letras em lingua inglesa
    eu mesma irei pagar meu intercambio
    eu ja tou pirando e ainda nem tirei meu passaporte imagine quando eu ja tiver arrumando a mala hahahaha

    http://meumuraldeideias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Esses mini surtos super compensam pra tornar as coisas mais interessantes quando acontecerem de fato. A Holanda é um dos países que eu tenho muita vontade de passar um tempo da minha vida. Aproveita demais! =D

    Bjos!!

    www.cafeereticencias.com.br

    ResponderExcluir

Quem sou?

Tem dias que eu queria nunca ter parado de escrever. Quando eu vejo meu blog inativo for tanto tempo eu penso o quão distante eu estive de m...